O Luca completou cinco meses ontem. Foram 5 meses maravilhosos. Trabalhosos também, principalmente os primeiros. Por conta de tanto trabalho eu quase não consigo postar aqui. Um trabalho gostoso, com sorrisos gratificantes e com um chefe bem gente boa. Mas que ocupa todo o meu tempo. Gostaria de contar mais coisas, deixar registrado para ele, para mim, para quem nos acompanha. Porém, se não o faço é porque cuido muito bem do pequeno.
Bem, vamos às notícias do quinto mês.
A rotina do pequeno muda mês a mês. Sempre que eu digo: "o Luca é assim" ele deixa de ser. Não é só vontade de me desmentir, não. Junto com o crescimento dele as necessidades mudam e com ela a nossa rotina. Uma prova desta mudança é que este é o meu primeiro post grande desde que o nosso pequeno grande homem nasceu.
O Luca já dormiu melhor à noite. Quando fez 3 meses passou a dormir até 6 horas seguidas sem acordar para mamar. Porém, desde que fomos para Sampa, para o casamento dos tios Louro e Isa, tudo desandou. Ele tinha, então, 4 meses. Pensamos que a viagem ao Matutu na Semana Santa ajudaria a reverter a situação, uma vez que foi lá que ele começou a dormir bem. Aquele silêncio, aquele friozinho gostoso, tanta gente para dar-lhe atençao e colinho e nada do pequeno parar de acordar de 3 em 3 horas para mamar... Bem, de 3 em 3 horas não é tão mal assim. Fica pior quando ele faz cocô as 3 da madruga e depois tem que ser ninado. Sim, porque o normal é ele acordar, mamar por uns 10 a 15 minutos, dormir e voltar para o berço. Só que se ele mama e faz cocô, eu troco a fralda e ele não dorme de novo. Nem adianta dar mamá depois. Bem, nesta hora costumava entrar o pai. Já mamou, já troquei, agora toma que o filho é seu. Às vezes, quando a situação era feia o Tiago acordava para me ajudar a trocar a fralda. Ê, paizão!
Bem, de via o Luca mama em média de 3 em 3 horas. Mama e dorme. Acorda, brinca, mama e dorme.
Neste mês nós começamos a usar o canguru para fazer pequenos passeios. O Tiago passeava mais do que eu, porque o horário bom de fazê-lo é antes das 9 horas e a esta altura da manhã eu dormia e ele assumia. Sim, porque o Luca acorda em torno das 6 da matina, felizão, dando gritinhos de alegria, querendo brincar, a toda. Como normalmente o Tiago tinha dormido a noite toda e eu estava um bagaço, este era o turno dele. Quando por acaso ele não podia, ou eu estava tão apaixonada que não conseguia passar o turno (olha que isso acontecia, a paixão é enorme!) eu saía com o pequeno. Na maioria das vezes subíamos a nossa rua, eu cantando para ele. Muitas vezes ele voltava para casa dormindo.
Mesmo com o Luca acordando mais à noite, estou achando o quinto mês uma maravilha. Apesar das mudanças ainda acontecerem quase que diariamente, nós pais já adquirimos uma segurança. Nós já conhecemos o nosso filho e ele a nós. Além disso, o Luca é um BB tranquilo, feliz-sorridente-simpático, lindo e muito amado. Dificuldades nós tivemos mesmo nos 2 primeiros meses.
Bem, meu BB acordou. Vou parar por aqui.