Saúde

Amamentação


Vídeo muito bom para orientar sobre ordenha manual das mamas para coleta de leite humano: http://www.youtube.com/watch?v=3Kz5BmaS4Z8&feature=share&has_verified=1


Para diminuir o enjôo


A minha cunhada, Isadora Crochik, formada na Faculdade de Obstetrícia da USP, me deu algumas ficas que ajudaram a diminuir os enjôos do primeiro trimestre:
  1. nunca ficar mais do que 2 a 3 horas sem comer.
  2. cheirar casca de limão (descascar ou "machucar" a fruta).
  3. tomar chá de menta.
  4. apertar um pontinho no braço, abaixo do punho, que se chama SeaSick. Pode pressioná-lo continuamente ou "apertar e parar ritmicamente". Segue imagem de uma pulseira que vende nos EUA e Europa que tem um botaozinho para apertar, mas com o dedo dá no mesmo. A imagem ajuda a localizar o ponto.

    Estas dicas muito me ajudaram. Obrigada, Isa!

    Peso semanal


    Vou anotar aqui o meu peso semanal para fazer um controle. Só comecei a anotar na semana passada, mas sei que comecei com 50,50 kg.


    14 semana: 52,90
    15 semana: 53,40


    Dicas de Nutrição

    Seguem algumas dicas que fui colhendo em livros, sites, revistas e conversas com nutricionistas.

    O que não pode faltar no café da manhã de uma grávida:
    - Água
    - Leite e derivados: fornecem proteínas de elevada qualidade biológica (ricas em aminoácidos essenciais) minerais (Cálcio, Fósforo, Magnésio,etc.) e vitaminas
    - Cereais: para que obtenha energia e fibras
    - Frutas: que concede vitaminas

    Dicas:
    - Consumir frutas, vegetais e legumes frescos, carne magra, peixes magros, pão integral, gelatina, leite, sumos naturais e água.

    - Açúcar refinado, mel, adoçantes artificiais, doces (biscoitos, bolachas, gelados) e chocolates, fruta de conserva, condimentos que contenham açúcar (maionese, molhos, etc.) deverão ser eliminados porque aumentam a circulação de açúcar e de insulina o que provoca o seu armazenamento sob a forma de gordura. Não proporcionam fornecimento contínuo de energia.

    - Dê preferência para alimentos assados, grelhados ou cozidos. Tente também não usar muito óleo vegetal como soja, milho, açafrão, girassol no preparo dos alimentos, nunca use gordura sólida como manteiga, margarina, banha.

    - O sal em excesso pode se tornar um inimigo das mulheres grávidas. Reduza a quantidade de sal na hora do preparo dos alimentos. O sal em excesso pode provocar inchaço e a pressão alta.

    - Pela sensibilidade do organismo e facilidade de intoxicação, é aconselhável ficar longe dos seguintes alimentos: os enlatados, queijos frescos, natas, enchidos e carne gorda, peixes gordos, marisco, FastFood, bolos com cremes, refrigerantes e álcool.

    - Vitamina E é evita estrias. Minerais como o cálcio e magnésio ajudam a formação dos ossos. O ferro é parte integrante do sangue e fundamental para transportar oxigênio para as células.

    - Alimentos construtores contendo proteínas ajudarão a formar a estrutura celular do bebê.

    - Gorduras também são necessárias para formação dos órgãos e tecidos e participam da estrutura de hormônios e células nervosas, além de serem veículos de algumas vitaminas.

    - Vitaminas e minerais são fundamentais em várias reações químicas que ocorrem no organismo humano e são responsáveis pela regulação de diversas funções, inclusive do sistema imunológico.

    Alimentos ricos em proteínas:
    - Carnes em geral
    - Laticínios
    - Ovos
    - Leguminosas
    - Nozes e castanhas

    Alimentos ricos em ferro:
    - Carnes, aves e peixes. Comer duas porções ao dia (uma porção é equivalente a 1 bife pequeno ou 100g ).
    - Leguminosas como feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha. Comer uma porção ao dia (uma porção = 4 colheres de sopa de grãos cozidos).
    - Hortaliças folhosas de cor verde-escuro como couve, rúcula, agrião, brócolis. Coma 2 porções ao dia. (uma porção = 1 xícara de folhas cruas picadas ou ½ xícara de folhas cozidas).

    Observação: O ferro destas fontes alimentares vegetais é melhor absorvido se na mesma refeição se ingerir uma porção de fruta fonte de vitamina C como a laranja, goiaba, acerola, mexerica, morango, abacaxi.

    Alimentos ricos em cálcio:
    - Laticínios: Iogurte, leite, queijo.
    - Extrato de soja fortificado com cálcio
    - Brócolis, espinafre, folha de mostarda.
    - Gergelim.
    - Sardinha.

    Observação: Os laticínios são as fontes primárias de cálcio em nossa alimentação. Procure consumir 4 porções por dia escolhendo entre os mais pobres em gordura. (uma porção = 1 copo médio de leite ou iogurte ou 1 fatia média de queijo - 30g )

    Alimentos ricos em ácido fólico:
    - Hortaliças folhosas verdes. Consumir preferencialmente cruas.
    - Cereais integrais e seus germes (como germe de trigo)
    - Sementes oleaginosas como nozes, castanha-do-Pará, de caju, amêndoa, gergelim, linhaça.
    - Leguminosas como feijão, soja, lentilha, ervilha, grão de bico.