Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2011.
Na semana passada eu pretendia escrever aqui: "minha casa e minha vida estão de pernas para o ar, porém estou feliz da vida: começamos as obras em casa para receber o Luca." Se eu tivesse conseguido escrever no início desta semana, eu escreveria: "minha casa e minha vida estão de pernas para o ar e eu não aguento mais esta obra!" Tudo passa nesta vida. Ainda bem. Estamos chegando ao fim e agora posso escrever: "minha casa e minha vida estão de pernas para o ar, mas valeu à pena: minha casa está ficando pronta." Sim, encerraremos hoje uma fase muito importante, a reforma do quarto do Luca, do banheiro, da sala e do hall. Ainda temos pela frente o sinteco e a marcenaria do quarto do pimpolho. Estou documentando o processo e quando estiver tudo pronto, pretendo colocar aqui as fotos do "antes" e do "depois".
Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2011.
Ufa, semana que vem começamos as obras no quarto do Luca! Faremos também alguns outros consertos pela casa para receber o pimpolho. Estou me sentindo muito aliviada. Foram meses procurando profissionais qualificados, disponíveis e com preços acessíveis aos nossos bolsos. Isso porque sou arquiteta e tenho bons contatos. Imagina se não tivesse... Mas valeu! Achamos as pessoas certas. O tempo estava se esgotando. As obras não são muito grandes, mas não queríamos deixar para a última hora. Aos poucos vou postando aqui a evolução, o quartinho ficando pronto.
Rio de Janeiro, 21 de julho de 2011.
Seguem as vistas do quarto do BB, ainda em versão preliminar. Clicando nas imagens elas serão ampliadas.
Rio de Janeiro, 15 de junho de 2011.
Por fim, decidi a planta do quarto do BB. Clicando nela dá para ampliá-la e talvez de para ler alguma coisa. Prometo melhorar a imagem em breve. Logo teremos as vistas e com elas dará para ter uma idéia melhor do projeto.Vendo revistas de quartos de nenéns o Tiago me perguntou se só havia lugar para as mães. E o pai, onde fica? Alguns quartos grandes tem uma cama, além do berço, que chamam de cama da babá. Já haviam me dito que valia a pena ter esta cama, porque muitas vezes a mãe precisa dormir ao lado da criança, normalmente por motivo de doença do pequeno. Porém, o quarto é pequeno e tem duas portas, o que diminui sua área útil e aumenta a área de circulação. Para resolver o impasse e ter um lugar para o pai acompanhar a mãe durante as mamadas, criamos um banco sob a janela. Sob o banco haverá nichos com rodinhas para guardar brinquedos. Ao lado do banco há uma mesa de apoio, que também serve como estante para brinquedos, livros, etc.
Outra coisa que 99% dos quartos para neném têm é uma cômoda, que serve também de trocador. Eu não gosto de cômodas. Acho um móvel feio. Depois a criança cresce e fica aquele móvel ali, sem função. Como temos um armário grande no quarto que quero reformar faz tempo, para aproveitá-lo melhor, pensamos em fazer gavetas na parte de baixo e o trocador ficaria sobre as gavetas, embutido. Mais tarde, quando o BB crescer colocamos portas no armário e pronto. Isso também faz com que economizemos (um móvel a menos). Como o orçamento é curto, todo economia é bem vinda.
Outra questão é a cadeira para amamentação. Eu bem que queria uma Swan, uma The Egg ou uma Charmes Eames. Mas a verdade é que depois de usá-las para amamentar, o que faria com elas? Infelizmente não cabem na minha sala e não tem porque ficarem no quarto do BB. Então, pensamos em usar a bergere da sala que durante um tempo não fará falta por lá. Faremos uma capa para ela nos tons do quarto, claro. Só precisaremos adquirir um pufe, que é fundamental para o meu conforto. Ah, ia me esquecendo, teremos uma mesa lateral de apoio à cadeira de amamentação.
O berço, herdamos do priminho Matteo. É um bom berço, modelo americano, vira mini cama (pode ser usada até uns 3 ou 4 anos), tem rodízios e altura regulável do colchão. Tudo que considero essencial. Só precisamos consertar o seu estrado e fazer um protetor de berço para ele, mas esta é outra história... Farei uma postagem especial para contar a novela do protetor de berço.
A parede do quarto, que hoje é o meu escritório, está pintada de verde. A cor foi escolhida porque sabíamos que este seria o futuro quarto do nosso filho. Caso fosse uma menina, o quarto seria verde e rosa. Como é um menino, será verde e azul. Se o próximo filho for uma menina, o quarto ganha acessórios cor de rosa e pronto. Sendo assim, não precisaremos pintá-lo.
Em uma das paredes, provavelmente na de trás do berço, colocaremos adesivos de animais. O nosso predileto até o momento é este aí embaixo. Cada figura é separada das demais e o arranjo entre elas pode ser qualquer outro.
Com todas as economias, espero poder refazer o sinteco do chão do quarto que, além de tudo, está com alguns tacos descolados.
Estamos neste ponto do projeto. Ainda não decidimos os detalhes. Quando o projeto for evoluindo, venho trocar figurinhas com vocês.
Rio de Janeiro, 11 de junho de 2011.
De tudo o que já vi no mercado para quartos de neném, o que mais me agrada é a loja Oba! Arquitetura. Elas (são duas sócias, arquitetas) conseguem aliar estética com funcionalidade e sem aquela mesmice. Seguem dois móveis que eu amo de paixão, mas a loja tem muito mais, desde abajur até adesivos de parede. A mesa grande pode servir de trocador. Ela tem a altura regulável e depois pode ser abaixada e se transformar em uma mesa para a criança. A pequena tem uma bobina de papel acoplada para a criança desenhar. Ambas as imagens são do blog: http://obaarquitetura.blogspot.com.
Rio de Janeiro, 06 de junho de 2011.
Idéias divertidas para o quarto do neném - Árvores
Algumas decisões sobre o quarto do nosso pequeno já foram tomadas. Uma delas é que não queremos um tema para o quarto, tipo "quarto de urso" e o quarto só tem ursos. Não. A não ser que o tema possa ser bem abrangente, tipo "natureza". Teremos bichos de todos os tipos, árvores, flores e frutas.
A idéia de ter uma árvore no quarto me agrada. Seguem imagens do uso da árvore na ambientação de quartos de bebês. A primeiras é base para prateleiras, a segunda serve como "casa" para bichinhos diversos (pinterest.com) e as duas últimas são cabideiros (http://kidshaus.typepad.com/ e O P'kolino Roupas Tree).
Mais uma seleção de quartos, os três primeiros para meninos. Os adesivos de parede, o mobiliário de design contemporâneo e o colorido me encantam.
Site: www.decoracaobebe.info
Site: www.sofotos.org
Site: www.sofotos.org
Rio, 01 de junho de 2011.