segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dicas para mães: brinquedos

Faz muito tempo que não consigo dividir nada aqui, o que quer dizer que teria um milhão de assuntos e que nunca conseguiria colocar tudo em dia. Nem vou tentar.
Mas para marcar a minha volta (que espero que seja definitiva, pois o pequeno vai entrar na escola depois do Carnaval e não é possível que com isso eu não consiga fazer uma postagenzinha de vez em quando) vou contar aqui uma descoberta que fiz a pouco tempo e que tenho certeza que pode ajudar outras mães.
Quem nunca ouviu que os bebês tem predileção por controles remotos e celulares? Pois eu vivia dizendo que o Luca não era diferente. Parecia que ele tinha um olho clínico e escolhia sempre o que menos podia brincar dentre as possibilidades ao seu alcance. Pois bem, descobri que ele quer é brincar com o que eu e o Tiago "brincamos". Se nós sentamos e brincamos com os brinquedos dele tanto quanto brincamos com o controle e o celular, ele passa a curtir os brinquedos também! Outra coisa que faz diferença é o que chamei de "dar significado" para os brinquedos. Um dia, estava sem carro para passear com ele e falei: "Luca, vamos pegar um taxi?". Ele adorou! Começou a repetir: "Axi, axi!". Lembrei que ele havia ganhado um taxi de aniversário e que não dava a mínima para o objeto. Ao entender que aquele carrinho era um taxi o pequeno o elevou ao primeiro time dos brinquedos.
Na foto lá de cima ele está curtindo sua "cobertura com piscina ". :-)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Um quarto das brasileiras sofre violência no parto







Eu queria, depois de tanto tempo sem conseguir escrever aqui, contar algo bem leve e feliz. Mas quando entrei no meu e-mail hoje vi algo que não pude deixar de dividir com vocês. No ano passado, respondi a uma pesquisa sobre violência obstétrica. Com ela se pretendia coletar dados para lutar contra essa violência. Fiquei muito satisfeita em participar e poder contribuir para que se possa lutar a favor das mulheres. E muito triste ao ver os resultados "uma a cada quatro brasileiras sofre violência no parto". Seguem aqui alguns links sobre o resultado:
Apresentação dos resultados - texto descritivo, compilação de publicações, grupos de apoio e sites: https://www.dropbox.com/s/qu902b1t8banwhr/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20dos%20resultados_%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o_Diagramada_Vers%C3%A3o%20final.pdf
Apresentação dos resultados - gráficos: 
Blog "Cientista que virou mãe" da Ligia Moreira Sena, uma das autoras da pesquisa:
Blog "Parto no Brasil", de Ana Carolina A. Franzon, uma das autoras da pesquisa, e Bianca Lanu:  
Vídeo Violência Obstétrica - A voz das brasileiras:
Ainda dá tempo de participar: 
Entrevista na rádio sobre a pesquisa: